O carpete voador.

As imagens digitais nos dão a capacidade de criar novos ambientes, colocar qualquer figura em uma parede, cortina, forros e agora, ter um tapete inteiramente criado a partir desta técnica. Esse trabalho é feito pelo iraniano Seyed Alavi, que oferece perspectivas ainda não vistas que, para cada pessoa, se torna diferente.

Na sua última obra, podemos ter uma vista aérea de Sacramento tecida em um tapete que liga o terminal do Aeroporto Internacional de Sacramento até a garagem do estacionamento. É de fato um tapete voador.

“Uma parte surpreendente deste projeto para mim é que ele provavelmente não teria acontecido se não fosse pela internet”, disse Alavi Gizmag.

As fotos aéreas para manufatura do tapete foram fornecidas pelo Centro de Informações Geográficas de Cal State Chico. Ao discutir o trabalho do tapete voador em seu website, Alavi diz: “ Além de recordar a experiência de voo e voar, esta peça, ao descrever uma área geográfica maior, também ajuda a reforçar o sentimento de pertencimento e/ou conexão para o viajante. Desta forma, o tapete também pode ser lido e vivido como um “tapete de boas vindas” para os visitantes que chegam em Sacramento. A localização desta peça em uma ponte também ajuda a destacar alguns outros aspectos conceituais do trabalho. A ponte é uma conexão entre dois destinos; não é o destino em si; não é nem aqui, nem lá. Deste modo, é semelhante a um avião ou de um rio que liga um lugar ao outro; daqui para lá; um momento de voo congelado no ar; um rio que flui e que nos leva junto para outro destino (…) Ao trabalhar com carpetes, neste contexto, eu tenho sido capaz de transformar algo bastante comum em uma experiência extra-ordinária estética. ”

Veja as imagens:

4219_1070532441

4219_1070532303

4219_1070532404fonte: http://www.gizmag.com/go/4219/

 

Texturas de Madeira: Inovação.

Quando você olha para essas imagens pode pensar que os objetos são feitos de papel, mas na verdade são feitos de madeira. Estas peças incríveis foram criadas por Elisa Strozyk, uma jovem designer alemã que é capaz de transformar pedaços de madeira em um material semelhante ao papel.

Até agora ela criou tapetes de madeira, colchas de cama, toalhas de mesa e agora está trabalhando em uma linha de roupa de madeira. Elisa Strozyk vem pesquisando maneiras de fornecer madeira com propriedades têxteis em métodos de teste para fazer madeiras flexíveis e macias ao se entrelaçar com elementos do tecido. Um dos processos para chegar a isso é desconstruindo a madeira em pedaços e, em seguida, unindo-as a uma base têxtil.

As fatias de madeira que ela utiliza têm a espressura de 0,6 mm e são muito flexíveis. Também existe uma preocupação com a madeira utilizada já que o carvalho, por exemplo, é um tipo muito frágil. As criações de Elisa são realmente inovações que podem estar presentes na nossa vida em um futuro bem próximo.

00728_wooden-textile-innovation

5e5bb_wooden-textile-rug

87d3c_wooden-textile-bedroom

00728_wooden-textile-fashion

e072e_wooden-textile

fonte: http://freshome.com/2012/05/16/wooden-textiles-beautiful-innovation-by-designer-elisa-strozyk/

Tapete Gigante em Bruxelas.

A praça Grand Place, em Bruxelas, é coberta por centenas de flores há cada dois anos, sempre no mês de agosto. Esse ano foram utilizadas 750 mil begônias afim de formar um tapete, homenageando os 50 anos de imigração turca no país.

Esse evento acontece desde 1971 e cada edição contempla um tema diferente.

O desenho lembra o modelo de tapete kilim. O tapete tinha 75m de comprimento e 25 m de largura, cobrindo uma área de 1.800 metros quadrados. Foram utilizados 120 voluntários e sete horas para finalizar a obra, que durou quatro dias já que, após esse tempo, as flores começaram a murchar.

Essa tradição do tapete teve início na década de 50 pelo horticultor E. Stautemans que, ao fazer um tapete com flores, recebeu pedidos do mundo inteiro. A Bélgica é o maior produtor de begônias do mundo, produzindo 60 milhões de unidades por ano.

Os tapetes de flores das edições anteriores podem ser vistos em: www.flowercarpet.be

Begonias_Bruxelas_6-1

Begonias_Bruxelas_2

Begonias_Bruxelas_6fonte: http://catracalivre.com.br/sp/

 

Sobreposição de tapetes.

A Via Star foi até Milão conferir as últimas tendências de decoração e a sobreposição de tapetes foi uma das nossas descobertas mais legais.

Essa técnica pode resolver alguns problemas de decoração, como por exemplo, ajudar a combinar dois tapetes que você gosta, quando um deles é muito pequeno para o seu ambiente. Ou permitir que você leve o tapete da sua casa antiga, para a sua casa nova mesmo que ele seja menor do que o seu novo ambiente – nesse caso é só colocá-lo em cima do novo e escolher um maior para baixo.

Outra vantagem é que fica mais fácil comprar o tapete dos seus sonhos em um tamanho menor, e outro mais acessível de um tamanho maior.

Em um ambiente grande, uma opção bacana é fazer um mix de vários modelos até chegar em um resultado personalizado.

Uma forma simples de fazer a sobreposição é optar por um tapete liso e um estampado, assim você tem a segurança de combinar sem correr o risco de errar.

Vejam alguns exemplos:

f7075082fc05f5878774c5ac794d52fd 

layered-kilim-rugs_mini

 

capture-20140218-153928_mini

870aefb4a14d056ecb3870d3b2d74172_mini

Tendências do Salão de Design de Milão 2014.

A maior tendência observada no Salão de Design de Milão é a preocupação cada vez maior em transformar ambientes em lugares quentinhos e aconchegantes.

Quando o assunto é tapete, as cores neutras predominaram, variando entre cinza, bege e marrom claro, com tecidos felpudos, macios e aconchegantes.

Em relação aos móveis, temos um design mais clean, de linhas retas, deixando o destaque para a textura.

moroso_2 2foto retirada do site: http://casavogue.com.br

10003410_639312982783955_4698532069476997906_nfoto retirada do site: http://cover-magazine.com/

Além disso, um dos grandes destaque da Feira foi para a marca Grandia Blasco, que trouxe como lançamento um sofá modular. O tecido do sofá possui um velcro que pode ser customizado com diferentes estampas e inclusive, ser usado como tapete.

milao_2014_dia_02_1foto retirada do site: http://casa.abril.com.br/

Outro destaque foi a espanhola Nani Marquina. Ela apresentou sua coleção com três modelos de tapetes tecidos à mão, na Índia, com lã de ovelha. Os desenhos são irreverentes e originais.

Screen Shot 2014-04-15 at 3.21.25 PM

 

foto retirada do site: http://mulher.uol.com.br/

 

 

 

 

Um aplicativo para medir sua sala.

O aplicativo RoomScan (disponível gratuitamente na iTunes App Store), mede a área de um ambiente utilizando o seu iPhone.

É muito simples: você encosta o iPhone na parede, em sequência, até a última parede do local que você quer medir. Em um ambiente com 4 paredes, por exemplo, você terá que repetir duas vezes (ABCDBA). Dessa forma ele traça a planta do local e te dá as medidas.

No próprio aplicativo você consegue uma explicação mais detalhada de como fazer o procedimento. A interface não é muito amigável mas dá certo, pode confiar.

Nesse vídeo, você consegue ver a demonstração de como funciona: